Case

ICBA

Blumenau

O Instituto Cultural Brasil-Alemanha de Blumenau é uma marca sem fins lucrativos que existe desde 1968. Em 2020 os gestores buscaram evoluir a marca com o objetivo de despertar conexões com o público e estimular novos diálogos.

O ICBA Blumenau foi fundado em 1968 a partir da iniciativa de empresários da região de Blumenau/SC, que buscavam alternativas para manter a cultura de seus ancestrais alemães, especialmente o idioma.

Desta forma, nasceu o Instituto Cultural Brasil Alemanha, uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo realizar atividades e eventos que fomentem a educação sobre a cultura alemã no Brasil.

Mergulhamos nessa trajetória, para resgatar propósitos e valores que se sustentaram ao longo de mais de 50 anos. Buscamos também compreender as expectativas dos gestores em relação ao futuro.

Com todo o estudo, entendemos que a excelência e a equipe altamente capacitada, eram diferenciais reconhecidos pelo público. Compreendemos que o papel do Instituto precisava ser fortalecido como ponte para a cultura alemã, para além do ensino do idioma.

O reposicionamento ganhou vida com uma nova identidade visual jovem e amigável. Com o propósito de equilibrar os principais atributos que representam atualmente o ICBA – cultura, tradição, troca de conhecimento e relacionamento – a nova marca foi desenvolvida com uma estética flat, acessível, humana e carismática.

“Nós esperávamos uma grande mudança visual, mas que preservasse os aspectos qualitativos já tão reconhecidos do instituto. E foi esse resultado que tivemos: uma marca moderna, que conversa com todos
os públicos e que transmite nossa essência e valores” – Maria Cecília Quideroli – Diretora Executiva do ICBA.

A marca também ganhou uma nova assinatura, “ensinando alemão como alemães”, que foi identificado como o propósito do negócio.

Design: Nômada

Design: Nômada

Design: Nômada

Design: Nômada

Design: Nômada

“Como resultado desse projetos, temos agora uma marca moderna, que conversa com todos os públicos e que transmite nossa essência e valores.”

Maria Cecília Quideroli – Diretora Executiva do ICBA

Diretora Executiva do ICBA:
Maria Cecília Quideroli

Pesquisa Digital:
Exred

ESTRATÉGIA E Posicionamento de Marca:
AMANDA BRANDÃO
Paula Cardoso

design:
Nômada

Vídeo:
Vitor Graf

Website:
Gabriel Brasil

Let’s Talk!

CONTATO@AMANDABRANDAO.COM.BR
WHATSAPP: 47 99947-3678
LINKEDIN
INSTAGRAM

Qual o resultado da soma 1+1?

VAMOS CONVERSAR?
Meu trabalho é remoto.
Call, Home-Office, Café,
Sala de Reunião de Coworking,
em sua empresa.
Onde nosso trabalho funcionar melhor.